Menções

Algumas citações deixadas nos comentários, agradeço a todos que deixam seu comentarios à qual  todos são muito valiosos.  


Resenha da escritora Laíla Juissa sobre o livro Transparências - Evidências da vida e da alma.

 Quem acompanhou a série de relatos sobre minha passagem por Cotiporã (link aqui) sabe que tive o prazer de conhecer pessoalmente o poeta Adão Wons, que me presenteou com seu livro Transparências – Evidências da Vida e da Almadurante a Feira do Livro de Cotiporã 2018.

Um longo tempo se passou. Usei cada dia para tentar digerir a crueza desses versos.

Estava bem ansiosa em escrever essa resenha por não se tratar de um livro com enredo definido, personagens a analisar e essas coisas. Falar sobre poesia é mais subjetivo. Falar sobre o livro Transparências é um desafio. Imaginei que o único jeito de traduzir a experiência da leitura fosse contar as sensações que obtive ao longo dela. Então...

Essa foi a primeira vez que li um livro composto por poesias. Fiquei realmente surpresa ao me dar conta deste fato. Eu escrevo poesias, poxa! Soa tão controverso... Porém, visto o tempo que levei para “concluir” a leitura, encontrei uma resposta convincente para explicar o afastamento entre a minha pessoa e esse gênero literário: poesias são íntimas demais, sinto como se estivesse lendo o diário secreto de alguém.

Precisei vencer esse entrave pessoal para encarar Transparências. Um processo lento, verso a verso. Às vezes, ficava totalmente perdida sobre o que estava acontecendo ao eu lírico. Minha mente se fixava em perguntas como: Será que é esse o significado? Mas também poderia ser isso... Ou talvez aquilo?

Outras vezes, eu era obrigada a deixar o livro de lado. Guardava-o em um canto e voltava minha atenção para coisas mais fáceis de se lidar. Os sentimentos revelados a cada estrofe me constrangiam da forma mais infantil possível. Meu Deus, isso é muito pessoal! Eu não devia ler... Melhor pular essa parte.

Foi então que me dei conta que a essência das poesias eram emoções e o jeito com que Adão as descrevia criava uma resposta automática do leitor – no caso, eu. Emoções geram mais emoções, que se ligam a outras emoções até que você se torna uma pilha indeterminada de o que tá acontecendo comigo?!

Eu amei o livro. Simplesmente.

Muitas das poesias trazem referências aos elementos da natureza e seu poder de atração. Lembrando que a cidade natal do poeta, Cotiporã, é riquíssima em suas belezas naturais. O fascínio do eu lírico pela lua é compreensível.

Ainda não terminei de ler Transparências. Estou seguindo uma ordem própria de leitura, na qual comecei com as poesias do meio, me apaixonei por algumas do início e, depois, pulei direto para as páginas finais. Estou indecisa sobre os versos que mais gosto. Provavelmente terei que montar um top cinco quando concluir todo o livro.

Transparências – Evidências da Vida e da Alma oferece momentos de reflexão, solidão, alegria, amor e liberdade. É impossível ler e se manter indiferente ao que está sendo dito. Um trabalho bem organizado e editado, que se revela uma porta de entrada para esse gênero lindo que é a poesia.

link de acesso ao site do projeto Preciosas da escritora: Resenha de Transparências.

Sobre a poesia de Adão Wons por Angelo Manita. Itália
Tradução para o Português por Angela Scarton Taffarel. 


A poesia de Adão Wons, em Transparências (Evangraf, Porto Alegre, Brasil, 2014), é curto e conciso, por este motivo penetra imediatamente na mente do leitor. O envolve com a emoção e seus sentimentos. Ele empurra o leitor para a imaginação, não só quando manifesta com clareza e musicalidade expressiva, mas especialmente porque ela não diz, mas sugere, nas entrelinhas da sua emoção. Sua poesia percorre entre a filosofia e a lírica. Sua poesia é a reflexão interior, é o pensamento pensante, ele descreve as paisagens interiores da alma e recupera o tempo passado através do presente. Não existem nele palavras inúteis ou supérfluas, tudo é tratado com tanta brevidade, e com tal essencialidade que o leitor se entrega voluntariamente à reflexão e contemplação estática da imagem, “ Ut Pictura poesis” (como a pintura, é a poesia), escreve Horácio no sec. A. C., em sua Ars Poetica. E a poesia de Adão Wons é como a pintura, se trata de quadros (grandes ou pequenos), completos em seus detalhes. E é isso que fascina todos os que se aproximam de sua poesia, que nos chama a uma expressão conhecida de Leonardo da Vinci, “La pittura che si sente e non si vede”- A pintura que você sente e não vê . A poesia, é como uma expressão da alma humana e elevação do espírito evoca pensamentos e emoções através de palavras não ditas ou alusivas. É, certamente, o centro e o ponto focal da comunicação artística, colocado quase entre filosofia e história, entre temporalidade e da eternidade, mas que tem o poder de representar a universalidade por meio de sua própria emoção particular. << Cada bela imagem - escreveu o poeta alemão Schelling - nascido quase pelo fato de que ele remove o muro invisível que separa o mundo real a partir do ideal, e não é se não a abertura através da qual aparecem em seu pleno relevo, as forma e as regiões do mundo da fantasia, que brilha apenas imperfeitamente através do real >> A poesia, atividade filosófica e espiritual da mente humana, é, assim, apresentado como um elemento de vida, um relacionamento de mão dupla entre historicidade e inteligência. << A poesia é algo mais que filosófico e mais elevado que a história; poesia tende, até mesmo, representar o universal >> diz, de fato, Aristóteles na sua Poética: “Ela revela aspiração íntima para a sublimidade do ser, quase uma exploração interior que eleva à expressão de sentimentos, de emoções e memórias em uma tentativa de superar “o eterno mal de viver”, de acordo com a expressão de Eugenio Montale. A poesia de A. Wons pode, então, ser apresentada como uma grande pintura, em que as paisagens solares são contrastadas com paisagens lunares, enquanto que o homem, quase herói, emerge das agitadas ondas que tentam aprisioná-lo. A lua de fato tem um papel importante em sua poética, como o sonho, a primavera, a beleza, o sol. Por tudo isso a beleza de sua poesia é fascinante, como Faceira Lua. 

Sobre os poemas do Poeta Adão Wons pela escritora Maria Cristina Drese. Argentina. 

Me traje un caudal de recuerdos,y  siempre me gusto su poesía y apuesto a ella, porque su poesía tiene  sentimiento, música y metáfora,y creo que es lo mas importante, cuando uno vive  lo que es poeta escribe.  Maria Cristina Drese-Buenos Aires

Sempre é bom compartilhar com alguém das letras e principalmente com  um poeta do teu calibre. Pela leitura de teus poemas, constatei  a beleza e o valor das tuas poesias impregnadas de substância e transcendência e por isso mesmo de valores humanos perenes e  de Vida. Parabéns e continua nos brindando com os teus textos poéticos, Não deixa de escrever.
Odone Antonio Silveira Neves e Nanci – Porto Alegre – RS 

O escritor e poeta Adao Wons e digno de ser parabenizado por toda sua carreira e deve continuar atuando da mesma forma incluindo a divulgaçao honesta de todos os escritores sem discrimina-los.Um exemplo literario brasileiro. ( Anonimo)


Parabenizo o poeta Adão Wons pelo trabalho com todos os escritores sem exceções através do Cotiporã Cultural. ( anônimo)


Amigo, es muy bueno leer todo lo que escribe.... Buenímo el Blog..Adelante.. Abrazos desde Argentina Maria Cristina Drese poeta del mundo – Buenos Aires 

Parabéns Adão!! Muito linda sua poesia! Sucesso sempre vem a quem merece e se dedica!!! Carla Matos – RS

Bela poesia! Parabéns! Beatriz Ribeiro Pereira –RS

Muito bonito o visual desse blog, e parabéns pelo cotiporã cultural que é um lindo veículo de informação e literatura – Leonel Dutra Viana – RS

E ai Adão, massa o Blog vei, legal ver ke ce tbm disponibiliza os Cotiporã Cultural aki tbm.....Obrigado pela edição 32, como sempre muito massa, é um informativo poético de grande valor no meio e ke divulga muito sua cidade – Dola - SP

Realmente o seu blog é de um bom gosto e qualidade que nos faz encher os olhos, meus mais sinceros parabéns! Seu blog está entre os mais bonitos e de maior qualidade que já pude acessar. Um abração e sucesso sempre... Leonel Dutra Viana – RS

A linguagem da arte é realmente universal. Antonio Luiz Lopes ( Thouché) – SP

A poesia brasileira ecoa pelo mundo. Frutos maduros. Antonio  Luiz Lopes ( Thouché) – São Paulo.


Adão....O Cotiporã Cultural é sem dúvida alguma, além de um trabalho literário que fazes gratuitamente ainda é um TRABALHO ARTÍSTICO, porque não sei como...só tu sabe...mas colocar em uma única folha de ofício, todos os poemas e mensagens com uma habilidade especial, que torna mais dignificante, é uma obra de arte com certeza. Deve ser bem trabalhoso preparar de uma forma que ocupa todo o espaço integralmente, não sobra nada...cabe tudo e tudo correto. Parabéns por este belo trabalho em prol da Cultura. (Adélia Einsfeldt - Porto Alegre -RS) 


"Certamente para todos nós, componentes de nossa Sociedade, será  grande satisfação contar com sua pessoa e desfrutar de seus vastos conhecimentos literários e linguísticos, sei ainda que é detentor de muitos títulos internacionais.
O Partenon Literário se engrandece com sua presença e precisa mesmo de homens dinâmicos como o amigo que venha deslumbrar as letras do Rio Grande do Sul, incentivar a arte poética e as cultura em geral, venha saciar e nos empolgar abrindo caminhos alternativos para o futuro de nossos dias". *Antonio Frizon - Serrotista e Escritor. Porto Alegre - RS (in memoriam)


Nenhum comentário: